O mês de abril é motivo de comemoração para a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). No última quinta-feira (25), a instituição completou 65 anos. O local foi criado em 1954 a partir dos primeiros cursos, de Filosofia, Ciências e Letras, da Faculdade Dom Bosco do município.
Atualmente, a estrutura possui seis campi, 48 graduações, 12 mil e 900 professores. De acordo com a assessoria da UFSJ, incluindo pessoal ativo e inativo, custeio e capital é de R$ 359.539.000. Para este ano, as prioridades são investimentos em ações de pesquisas, ensino e extensão.
Em 1953, a Inspetoria Salesiana Dom Bosco, criou, anexa ao Colégio São João, a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras com o objetivo de habilitar profissionalmente, de acordo com as exigências oficiais, os religiosos da congregação mantenedora.
Ainda conforme os documentos, a Faculdade Dom Bosco teve seus estatutos aprovados pelo Governo Federal, através do Decreto 34.392, de 27 de outubro de 1953, assinado pelo ex-presidente Getúlio Vargas.
Instalada em março de 1954, a Faculdade Dom Bosco manteve até 1986 os cursos de Filosofia, Ciências, Pedagogia, Letras e Psicologia.
A UFSJ foi instituída pela lei 7.555, de 18 de dezembro de 1986, como Fundação de Ensino Superior de São João del Rei (Funrei), sendo resultado da reunião e federalização de duas instituições: a Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras e a Fundação Municipal de São João del Rei,
Hoje, a universidade estrutura-se administrativamente em seis unidades educacionais e um centro cultural. Confira abaixo:
- São João del Rei: Campus Santo Antônio, Dom Bosco, Tancredo de Almeida Neves e Centro Cultural
- Congonhas e Ouro Preto: Campus Paraopeba
- Sete Lagoas: Campus Sete Lagoas
- Divinópolis: Campus Centro-Oeste Dona Lindu