Na Série A, o tal Brasileirão, não é segredo para ninguém: o Galo ostenta a parte mediana da tabela, hoje é o 9º colocado com 39 pontos. Já o Cruzeiro vem na 11ª posição, com seis pontos a menos, ou seja, 29 pontos até agora. E a decepção é o América, vice-lanterna do campeonato com 17 pontos.
Já na Série B, o único representante de Minas Gerais, o Tombense, vem fazendo um péssimo campeonato, hoje é o 18º com apenas 25 pontos, está na zona de rebaixamento.
Na Série C, não tem nenhum time de Minas na disputa do quadrangular final. O representante mineiro era o Pouso Alegre, que acabou sendo rebaixado para a Série D. O time do sul de Minas vai se juntar em 2024 a Democrata GV, Villa Nova e Ipatinga, que conquistaram acesso através dos estaduais.
ESTADUAIS
Está em disputa a Segundona, ou seja, a terceira divisão do campeonato mineiro. Até o momento, são quatro grupos de quatro times e apenas os dois primeiros colocados conseguem acesso para o Módulo II, a segunda divisão de Minas Gerais.
Ainda dentro do quesito estadual, Itabirito e Uberlândia, os dois melhores colocados no Módulo II neste ano subiram para o Módulo I, a primeira divisão de Minas, que terá ano que vem, entre outros, a presença do Athletic novamente. O time é bi-campeão do interior: 2022 e 2023.