A Resolução nº 1.162, de 17/12/2020 , que dispõe sobre a extinção dos postos de atendimento no âmbito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, afetou Barroso.
A reportagem do Barroso EM DIA confirmou com representantes da justiça barrosense que o Posto de Atendimento do Cartório Eleitoral, que funcionava no Hall da Prefeitura de Barroso, fechou.
Entre as considerações da Justiça, está a necessidade de racionalização de despesas e de otimização de recursos, a necessidade premente de redimensionamento da força de trabalho diante da carência de servidores lotados nas zonas eleitorais e nas diversas áreas do Tribunal, entre outros.
Em agosto de 2017 o Barroso EM DIA antecipou o fim do Cartório Eleitoral e adiantou que o fechamento do Posto era questão de tempo, o que de fato aconteceu cerca de três anos depois, neste último dia 17 de dezembro de 2020. Relembre aqui!
Retrocesso. Fecharam o cartório, agora o posto de atendimento, em janeiro fecham o fórum.
Uma cidade com menos de 10 mil habitantes tem mais preferencia que uma de mais de 20 mil, por motivos históricos.
Realmente é uma situação lamentável, quando vemos que não foi levada em conta a boa estrutura oferecida sem custo para o TRE, já que e espaço onde esteve instalada a Zona, agora Posto de Atendimento Eleitoral, foi cedida para uso daquele tribunal. Fora que ao longo do tempo de funcionamento, executivo e legislativo mantiveram funcionários de seus quadros à disposição para atender a população.