Primeira nação do Ocidente a usar vacina aprovada do ponto de vista clínico contra a COVID-19, o Reino Unido começou nessa terça-feira (8/12) a imunizar idosos, seus cuidadores e profissionais de saúde com a substância produzida pela Pfizer.
A Rússia já administra sua vacina, a Sputnik V, desde o fim de semana passado e a China também fornece uma vacina experimental a um grupo reduzido da população.
Entre 13 países que definiram campanhas de imunização, tendo vacinas garantidas – o que não é o caso do Brasil – Alemanha, Argentina, Turquia e Bulgária pretendem deslanchar suas campanhas ainda neste mês.
E mais, o governo português prevê vacinação voluntária e gratuita a partir de janeiro de 2021. A França prevê início de vacinação gratuita contra o coronavírus em janeiro para idosos em casas de repouso. Um dos países mais atingidos pela segunda onda da COVID-19, a Polônia anunciou ter assinado contratos para adquirir 45 milhões de doses das vacinas da Pfizer, BioNTech, AstraZeneca e Johnson. Lei aprovada no início deste mês na nação nipônica (Japão) garante o fornecimento gratuito da vacina contra a COVID-19 para os mais de 120 milhões de habitantes do país.
MINAS
Após o governo de Minas Gerais afirmar, nessa segunda-feira (7/12), que vai esperar a Implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde sobre as vacinas contra a COVID-19, o governador Romeu Zema (Novo) se deparou com boa parte dos internautas contrários à medida.
De acordo com a análise, 64,02% dos comentários classificados eram contrários ao governador. A plataforma da Vox Radar monitorou interações espontâneas e direcionadas à conta de Romeu Zema no Twitter, ou seja, comentários feitos diretamente no perfil de Zema ou de usuários que marcaram a conta do chefe do Executivo estadual.
Como assim Brasil ta de fora?
Só entrar no site do Ministério da saúde e ver que o Brasil ja tem garantido 300 MILHÕES de doses da vacina.
O negócio é a aprovação pela Anvisa. Não adianta querer empurrar guela abaixo algo desconhecido, sem todos as fases de ensaios clínicos.
Olha o exemplo da vacina Inglesa. 1 dia após início da. vacinação o governo Inglês já começou a emitir alerta sobre fortes reações adversas. Inclusive desaconselhando pessoas com algum tipo de alergia à não tomarem a vacina.