Compartilhe:

Desde que a Prefeitura Municipal de Tiradentes decidiu revogar, na manhã dessa sexta-feira (5), o decreto que previa a reabertura gradual do comércio e ainda a adesão ao Programa Minas Conscientes, empresários, políticos e comerciantes locais entraram em pé de guerra com parte da população e a prefeitura.

Na noite dessa sexta-feira, empresários e comerciantes locais, em forma de protesto contra a decisão da prefeitura de revogar o decreto, afixaram cartazes nas portas dos estabelecimentos comerciais anunciando “Estamos Demitindo” – tentando fazer uma analogia ao tradicional comunicado “Estamos Admitindo”.

A cidade está dividida há semanas quanto à reabertura ou não do comércio e do turismo, inclusive dois abaixo-assinados foram realizados, um contra e outro a favor da reabertura gradual do comércio.

Insatisfeitos com a decisão, comerciantes resolveram protestar para “chamar a atenção da mídia” e criticar a atual administração. Em áudios enviados por WhatsApp, eles incitam aos demais comerciantes que façam o mesmo em forma de protesto e atenção da mídia. “Também acho (nome ocultado para preservar identidade), a melhor ideia foi a da (nome ocultado para preservar identidade). Se todo mundo colocar uma placa que está demitindo, acho que vai rolar rádio e jornal, porque nenhuma cidade fez isso no Brasil. Também nenhuma cidade tem um prefeito desse né? Se todo mundo fizer uma placa e colocar em frente do seu estabelecimento isso vai virar um bafafá de primeira”, disse um dos comerciantes locais.

“Pessoal vamos colocar uma faixa agressiva mesmo, agressiva mesmo, falando de reeleição que não vai ter pelo que ele fez [remetendo ao prefeito]. Depois eu ponho na varanda do meu estabelecimento. Muita gente passa aqui na frente todo o dia!”, disse outro empresário.

Por outro lado, grande parte da população parece apoiar a iniciativa do prefeito, Zé Antônio do Pacu (PSDB), por tratar-se de uma medida sensata, tendo em vista o rápido crescimento de novos casos de coronavírus nas cidades vizinhas, especialmente em São João del-Rei e Santa Cruz de Minas.

“Esses empresários estão fazendo terrorismo e gerando problemas no município. Já são milionários e ainda querem trazer o vírus para nossas casas”, disse uma cidadã tiradentina. “Apoiamos a prefeitura! Não podemos receber turistas neste momento que a pandemia só cresce em todo o Brasil e nas cidades vizinhas”, ressaltou outra moradora.

PREFEITURA

Em nota, a Prefeitura Municipal de Tiradentes, disse que “a gestão pública de Tiradentes age com muita cautela e responsabilidade, procurando ouvir todos os lados para tomar decisões que visem resguardar a vida e a saúde de todos. Em reunião com o Comitê Gestor Covid-19 para avaliar a situação do município, ficou estabelecida a não reabertura das atividades comerciais não-essenciais, por tempo indeterminado”. E acrescenta que, “neste momento, a flexibilização do comércio não é prudente, visto o perfil turístico, especialmente de Tiradentes, abriria uma circulação incontrolável de pessoas de todos os lugares do mundo. Pessoas assintomáticas podem colocar em risco a população suscetível ao vírus”, informou.

O prefeito, Zé Antônio do Pacu, também ressaltou que “é necessário aguardar o tempo de calmaria da pandemia e segurança sanitária para a retomada da rotina e da economia. O entendimento e a compreensão da população, dos trabalhadores e dos empreendedores devem ser em direção à consciência e responsabilidade pela vida. A união deve ser maior que a polêmica e a pressão, diante de tanta invisibilidade sem domínio e com uma estatística que assusta. Perseverem na perspectiva de dias melhores e na luta para afastar as possibilidades de riscos para os tiradentinos, para em um breve futuro, Tiradentes abra as portas com saúde, segurança, imperando a liberdade”, informou.

Informações Mais Vertentes

BOLETIM DE TIRADENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *