Sociedade São Miguel Arcanjo celebra padroeiro e inspiração de trabalho realizado em Barbacena

Compartilhe:

A Sociedade São Miguel Arcanjo inicia as comemorações pelo Dia de São Miguel Arcanjo a partir desta quinta-feira (26) até o domingo (29), dia do padroeiro. Tríduo preparatório, evento esportivo e a missa solene estão previstos. A festa é realizada desde 2017, quando a igreja foi inaugurada em Barbacena, no Campo das Vertentes.

Ao G1, a direção da Sociedade ressaltou o exemplo que São Miguel Arcanjo traz para o atendimento diário voltado para as 450 crianças e adolescentes.

“São Miguel é um dos príncipes do céu, protetor da igreja e dos filhos de Deus e inspirados nele, todos aqui na Sociedade lutam incansavelmente para proteger e cuidar das crianças e idosos que por aqui passam. Buscamos ser o alicerce para que nossos pequenos se apoiem e cresçam para uma vida digna e ética. E também somos o acalento para aqueles que muitas vezes são vitimas das mazelas do mundo. Ofertamos amor, compaixão, fortaleza e acima de tudo buscamos incentivar e inspirar um futuro melhor para cada um”, analisou via assessoria.

A direção também reforçou a expectativa para as celebrações. “Nossa comunidade sempre abraça carinhosamente as atividades propostas por nossa Sociedade. E em uma data tão marcante como a Festa de São Miguel, acreditamos que teremos um grande público prestigiando a programação que preparamos”.

Coral e Orquestra São Miguel Arcanjo vão se apresentar na comemoração do padroeiro em Barbacena — Foto: Sociedade São Miguel Arcanjo/Divulgação
Coral e Orquestra São Miguel Arcanjo vão se apresentar na comemoração do padroeiro em Barbacena — Foto: Sociedade São Miguel Arcanjo/Divulgação

Programação da festa

Entre quinta (26) e sábado (28)

  • 19h30: tríduo preparatório com missas.

Domingo (29)

  • 8h: I Corrida e Caminhada Cross Country de São Miguel, na fazenda onde o São Miguel. Interessados podem se inscrever pela internet. A renda será destinada a compra de alimentos e leite para os atendidos no local
  • 16h: missa solene com participação da Orquestra e Coral dos Meninos de São Miguel. O repertório inclui, entre outras, o Intróito – Abertura da Missa de São Miguel Arcanjo, a “Ave Maria” de Franz Schubert e “Offertorium”, além de outras composições e arranjos especialmente preparados para esta ocasião.
Igreja de São Miguel Arcanjo completa dois anos de inauguração no dia 1º de outubro — Foto: Muniz França/Sociedade São Miguel Arcanjo
Igreja de São Miguel Arcanjo completa dois anos de inauguração no dia 1º de outubro — Foto: Muniz França/Sociedade São Miguel Arcanjo

Igreja de São Miguel Arcanjo

A Igreja de São Miguel Arcanjo foi erguida na fazenda da Sociedade São Miguel Arcanjo e inaugurada em 1º de outubro de 2017.

A réplica da Abadia de São Egídio, construída no ano de 1060 na Itália, conta com 12 colunas em sua estrutura, que representam os discípulos. Cada parede tem 80 cm de espessura.

O altar é sustentado por quatro colunas redondas, simbolizando a universalidade da fé nos quatro cantos do mundo.

O capitel, uma peça decorativa no fim da coluna, tem um papiro na parte alta que expressa a sabedoria, e as folhas de acanto na parte baixa traduzem os espinhos da vida, repassando a mensagem de que só têm sabedoria aqueles que sabem viver com os espinhos da vida.

As portas, fechaduras e tachos de ferro forjado reforçam o cuidado com os detalhes. Ainda foram reproduzidas no interior da igreja quatro importantes obras europeias.

Sociedade São Miguel Arcanjo

A Sociedade São Miguel Arcanjo foi fundada por Marco Roberto Bertoli em 1998, inicialmente com sede em Antônio Carlos. Foi transferida em 2003 para Barbacena, após a conclusão das edificações na área de uma fazenda de 320 hectares.

Atualmente a instituição acolhe cerca de 450 crianças e adolescentes, dos três aos 18 anos, de Barbacena e região.

As crianças e adolescentes cursam a escola regular, por meio de parceria com o Colégio São Francisco de Assis, mantido pelas Irmãs de São Francisco da Providência de Deus. A metodologia e a estrutura de ensino acompanham a linha pedagógica das melhores escolas particulares do país. Outras crianças são atendidas na Creche São Miguel.

Os beneficiados ainda podem usufruir de cineteatro, laboratório de informática, biblioteca, refeitórios, quadras poliesportivas, ginásio profissional de ginástica olímpica, salas de TV, artesanato, e galpões destinados a atividades profissionalizantes agrícolas e zootécnicas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.