Compartilhe:

Com foco na população jovem, com idade entre 20 e 29 anos, o Ministério da Saúde iniciou a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A segunda fase da campanha vai até 30 de novembro, Dia D da Vacinação contra o Sarampo.

Caso o jovem tenha recebido apenas a primeira dose da vacina ao longo da sua vida, ele deverá tomar a segunda. É importante que ele procure uma unidade básica de saúde e leve a caderneta de vacinação para que o profissional de saúde verifique a situação.

Se não houver comprovação vacinal, a pessoa receberá a primeira dose da vacina durante a campanha e a segunda será agendada.

Barroso

Segundo a Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Barroso ainda não possui nenhum caso confirmado de sarampo. Os casos são notificados à Secretaria de Estado de Saúde, que realiza uma investigação epidemiológica antes da confirmação.

Casos confirmados

Desde o início do ano foram confirmados 99 casos de sarampo. Quatro desses casos ocorreram no primeiro trimestre e a cadeia de transmissão foi contida. A partir de junho de 2019 (SE 23 a 45), o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1766 notificações provenientes de 250 municípios no estado. Desses, 1103 (62,15%) foram descartados, 568 (32,1%) estão em investigação e 95 (5,4%) casos foram confirmados, sendo detectados novos casos e cadeias de transmissão da doença.

Os quatro casos confirmados no primeiro trimestre foram de residentes dos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Betim, tendo essa cadeia, como caso índice, um viajante proveniente da Europa

Todos os casos confirmados são divulgados no boletim epidemiológico, disponível no site da SES:  http://www.saude.mg.gov.br/images/Informe_SE_45_2019_SARAMPO.pdf

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.