Compartilhe:

“Se afrouxarmos com o isolamento social, perderemos muitas pessoas e teremos que pensar em como vamos fazer os enterros”, disse a secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, em live transmitida nesta sexta-feira (17). As autoridades do município pedem apoio da população e de prefeitos e secretários de cidades vizinhas para manutenção da quarentena.

Em Barbacena, a curva de notificações de infecção pelo novo coronavírus continua ascendente – com aumento significativo dos casos nas últimas semanas. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, grande parte das pessoas com suspeita de Covid-19 na cidade tem entre 20 e 29 anos. Para o chefe de Vigilância Epidemiológica, Maurício Becho Campos Júnior, esse indicador é preocupante, pois são pessoas que “têm probabilidade de infecção muito superior”, podendo passar o vírus para familiares.

Marcilene também enfatiza a importância das medidas adotadas na cidade. Segundo a secretária, se nenhuma providência tivesse sido tomada, Barbacena já estaria no pico da doença e “teria 228 óbitos causados pela Covid-19 em uma população de 126 mil pessoas”.

“A TENDÊNCIA QUE TEMOS OBSERVADO É O AUMENTO DAS NOTIFICAÇÕES, MESMO COM AS MEDIDAS QUE TEMOS ADOTADO”

– diz Herbert Fernandes, infectologista

Mesmo com o aumento de 20 leitos de UTI destinados ao tratamento de pessoas com Covid-19, a melhor forma de manter o sistema de saúde desafogado e preparado para atender à demanda é o isolamento social, como defende Herbert Fernandes – infectologista que está na linha de frente da luta contra o novo coronavírus. O médico cita que, antes da construção dos novos leitos, a taxa de ocupação das UTIs na cidade era de 100%.

Noticias Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *