Criado na gestão do saudoso ex-prefeito Arnauld Napoleão, o Festival de Inverno, que é simplesmente a unificação das festividades da estação na cidade, está fechado e com grandes shows definidos no município.
Ao contrário dos anos anteriores, o Festival já começa em junho, mais precisamente nos dias 28, 29 e 30 de junho com o Encontro de Jipeiros. Destaque para o show da banda carioca Biquini Cavadão, que toca no sábado do evento que acontecerá no Parque de Exposições Júlio Oscar Pinto, no Bairro Santa Maria. No ano passado a festa dos jipeiros não aconteceu.
Já no final de semana seguinte será a vez do Encontro de Motociclistas, marcado para os dias 5, 6 e 7 de julho, com o show do Detonautas marcado para a sexta-feira do evento que será realizado na Avenida Genésio Graçano, na Praça Vice-prefeito Antônio Graçano, a Praça do Forninho.
Na sequência, dias 12 e 13 de julho, também na Praça, Festival da Canção de Barroso, o Festican, que este ano terá show da banda gaúcha Nenhum de Nós. Serão apenas dois dias de Festival neste ano: sexta e sábado.
Os dois fim de semana seguintes (19, 20 e 21 e 26, 27 e 28) são de Festa Sant´Ana, no centro.
Por fim, para fechar o Festival de Inverno, Saidera, na Praça do Forninho, nos dias 1, 2 e 3 de agosto com Thiago Martins tocando no domingo.
Todos os shows com entrada franca.