Após as fortes chuvas que atingiram Santos Dumont desde o início da semana, a Prefeitura decretou situação de calamidade pública e emergência em toda cidade. O carnaval 2023 também foi cancelado. Todas as medidas constam em um decreto, publicado na quarta-feira (8).
De acordo com o Executivo, a decisão foi tomada também considerando o histórico dos temporais por mais de dois meses no município. “Nos últimos dias os danos foram grandes em distritos como São João da Serra e Usina Guaty”, completou a Administração em nota.
Ainda na quarta, um caminhão do Exército resgatou crianças da Escola Estadual Viera Marques, no Centro da cidade. Em 6 horas de chuva, alguns pontos do município chegaram a somar mais de 60 mm de precipitação.
Cancelamento do carnaval 2023:
Além do estado de calamidade, o decreto determina o cancelamento de toda a programação e festejos previstos para o carnaval 2023.
“A decisão leva em conta o impacto negativo na vida das pessoas afetadas e a necessidade de um esforço na busca por soluções que minimizem os efeitos drásticos das chuvas e as consequências, considerando que, neste momento, a prioridade é o apoio à população que sofre com os danos provocados pelas chuvas e enchentes”, explicou a Prefeitura.
Via g1