Compartilhe:

Fica estabelecido o dia 14 de novembro como dia municipal de conscientização e enfrentamento à Diabetes em Barroso. Este é o artigo 1 do Projeto de Lei 11/2020 que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Barroso nessa quinta-feira (3). Agora, o Projeto de autoria da Vereadora Vera Rodrigues Pereira, a Verinha (PT), vai para a sanção ou veto do chefe do executivo.

De acordo com o documento, cabe à Secretaria Municipal de Saúde o desenvolvimento de ações e politicas públicas para a Conscientização e Enfrentamento a esta patologia podendo ser realizadas palestras, debates e ações correlatas com profissionais da área sobre a conscientização e orientação da doença.

O dia de combate e consciencização da Diabetes em 14 de novembro, data que já foi reconhecida por órgãos internacionais desde 1991, é um marco para a cidade que, segundo a vereadora, é uma doença que atinge 1/4, ou, cerca de 25% da população barrosense. São 4 mil e 315 hipertensos e diabéticos na cidade.

Em sua justificativa, a vereadora Verinha, sugere parcerias com a Associação dos Portadores de Diabetes de Barroso (APDIBAR) na promoção de campanhas e palestras para o combate e enfrentamento da diabetes e apoio para os portadores da doença.

A DOENÇA

A Diabetes é uma síndrome metabólica que acontece pela falta de insulina e/ou pela incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue e esta doença cresce de forma
significativa nas famílias brasileiras e em Barroso.

De acordo com os dados do estudo, 9 milhões de brasileiros estão com diabetes. Isso corresponde a mais de 6% da população. Já os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, indicam mais de 12 milhões de brasileiros. No comparativo entre homens e mulheres, elas totalizam 7% (5,4 milhões de mulheres com diabetes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *