No último 15 de outubro, foi comemorado o Dia do Professor, profissional que está presente nas vidas das pessoas desde a infância e contribui – e muito – na formação de cidadãos. Os professores Darlon dos Anjos Silva e Adriano Roberto Capilupe, de Barbacena, tiveram projetos selecionados para disputar o prêmio nacional “Somos Educação”.
Projeto Plantar:
De autoria do mestre Darlon, o projeto “Plantar”, da unidade do Sesi em Barbacena, visa produzir mudas de espécies da Mata Atlântica para serem plantadas em áreas degradadas na cidade e também no Rio das Mortes, principal fonte de abastecimento hídrico do município e região.
Segundo o professor, o objetivo é fazer com que os alunos tenham acesso à educação ambiental e estimular os estudantes a terem responsabilidade ambiental no ambiente escolar ou fora dele.
“Além do estímulo a práticas ambientais sustentáveis, a ideia é que até o final do ano, sejam devolvidas à natureza 100 espécies de Mata Atlântica, que serão plantadas em áreas degradadas do nosso município e também da nossa principal fonte de abastecimento hídrico”, citou na apresentação.
A avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor será realizado a partir de análises diárias em relação ao comprometimento com a atividade proposta, o cuidado com o viveiro e consequentemente com as mudas de Mata Atlântica produzidas na unidade e claro com a intencionalidade pedagógica de ações multidisciplinares com o corpo docente da escola através de avaliações formativas e somativas.
“Já estamos na unidade com aproximadamente 80 mudas de espécies variadas, inclusive Pau-Brasil. O objetivo agora será atingir a meta de mais de 20 mudas até o início de dezembro de 2022”, contou.
Aprendendo a Empreender:
Proposto pelo professor Adriano, o projeto “Aprendendo a Empreender” une a educação financeira e a solidariedade em um só lugar para despertar nos alunos a criatividade na forma de investir financeiramente e trabalhar a socialização do cooperativismo e trabalho em equipe.
“O projeto foi criado de forma bem despretensiosa. Ao ensinar tópicos de matemática financeira, percebi que os alunos não tinham noção de preços, gastos, do real valor do nosso dinheiro. Percebi a necessidade de criar neles uma consciência financeira”, comentou Adriano.
Para a realização do projeto, o professor dividiu seis grupos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Cada grupo recebeu a quantia de R$ 20 e eles tiveram três semanas para fazer o dinheiro render de alguma forma, conforme a criatividade deles.
Os grupos então desenvolveram diversas estratégias, vendas de produtos alimentícios durante os intervalos de aula, fizeram rifas, bazar on-line, eventos em geral.
“Ao final conseguiram arrecadar a quantia aproximada de R$ 4.800 que foi usada para projetos de solidariedade. Os alunos aprenderam a desenvolver a criatividade, a noção de conhecimentos financeiros, trabalho em equipe e solidariedade”.
Os alunos foram avaliados durante todo o projeto, que durou cerca de um mês, e orientados a criar um portfólio com a prestação de contas e registros de todo o projeto.
O prêmio:
Voltado aos professores de todas as escolas parceiras da “SOMOS Educação”, o prêmio foi criado com o objetivo de reconhecer, valorizar, disseminar e divulgar práticas educativas de sucesso, desenvolvidas no ambiente escolar e que sirvam de inspiração para serem adotadas na prática diária de outros educadores.
Os professores estão passando por um processo de votação, onde os ganhadores de cada modalidade vão receber um troféu; bolsa integral de pós graduação e um notebook.
Via G1