Compartilhe:

A Resolução nº 1.162, de 17/12/2020 , que dispõe sobre a extinção dos postos de atendimento no âmbito da Justiça Eleitoral de Minas Gerais, afetou Barroso logo após as eleições municipais de 2020, mais precisamente no dia 17 de dezembro daquele ano, menos de um mês após aquele pleito eleitoral municipal.

Assim sendo, esta será a primeira eleição municipal sem o ponto de atendimento do cartório em Barroso, que funcionava no Hall da Prefeitura. Nas eleições presidenciais de 2022 também já não existia mais o Ponto.

Entre as considerações da Justiça, a época, estava a necessidade de racionalização de despesas e de otimização de recursos, a necessidade premente de redimensionamento da força de trabalho diante da carência de servidores lotados nas zonas eleitorais e nas diversas áreas do Tribunal, entre outros. No entanto, nos bastidores, sabe-se que foi mais uma decisão política do que financeira.

E O QUE MUDA?

Fato é que a cidade de Barroso, que já foi em 2017, uma das primeiras a conhecer o resultado das eleições, levando em conta que as urnas eram levadas para o Cartório Eleitoral que funcionava no Hall da Prefeitura, e de lá, os dados eram enviados rapidamente para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), vai ter um atraso significativo para conhecer seus eleitos.
Tudo isso porque agora o processo é outro, ao invés dos presidentes de seções trazerem seus dados oficiais, das urnas,  para o Ponto de Atendimento, um veículo do município, com o apoio da Polícia Militar, passará recolhendo as urnas de seção em seção, são 51, e logo serão levados para a cidade vizinha de Prados, onde fica a Comarca Eleitoral que responde por Barroso e mais três cidades; Prados, Lagoa Dourada e Dores de Campos. Como estas cidades ficam mais próximas de Prados, e também tem número de eleitores menores, quando as urnas de Barroso chegarem, terão que esperar apuração (transferências de dados) destas outras três cidades, tendo um pequeno atraso no resultado oficial. Por fim, é possível afirmar, que oficialmente, Barroso deve ser uma das últimas cidades da região a conhecer seus novos governantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *