Aguardando o envio de mais doses de vacinas para os próximos dias, a Secretaria de Saúde divulgou à população o balanço da primeira fase da vacinação contra COVID-19. O processo de imunização contra a doença iniciou na última terça-feira (19) quando as primeiras pessoas foram vacinadas.
Na oportunidade, Barroso recebeu 234 doses da Coronavac, vacina produzida pelo Butantan em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Seguindo as determinações do Ministério da Saúde sobre a população que deve ser vacinada prioritariamente, foram aplicadas 102 doses nos profissionais da linha de frente de combate ao COVID-19 no Hospital Municipal Prefeito
Macedo Couto.
Também foram vacinados os idosos institucionalizados do Asilo e os profissionais que trabalham nos cuidados destes idosos. Para a instituição foram designadas 77 doses, 54 para os idosos e 23 para os colaboradores da linha de frente. Na Casa Lar APAE foram vacinados cinco pessoas com deficiência institucionalizadas e 10 profissionais que atuam nos cuidados diretos destas pessoas.
Respeitando a ordem de prioridade foram vacinados os oito profissionais do Centro de Covid-19, que atuam diretamente na linha de frente, oito colaboradores do SAMU. Na Rede de Atenção Básica foram vacinados 24 funcionários, todos profissionais que estão na linha de frente no combate ao COVID-19. Este deve ser o próximo público prioritário nas
próximas doses a chegar no Município.
“Vale ressaltar que as doses foram distribuídas respeitando a ordem de prioridades definidas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais”, diz a nota enviada a imprensa.
DOSES E GRUPOS PRIORITÁRIOS
A Gerência Regional de Saúde de São João del Rei enviou a Barroso na tarde de terça-feira 234 doses referentes a primeira dose e outras 234 doses serão enviadas daqui há alguns dias para aplicação da segunda dose nos mesmos cidadãos.
O público prioritário definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde para esta primeira fase é:
– Profissionais da saúde da linha de frente COVID-19;
– Pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas em instituições de longa permanência
para idosos);
– Pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência;
– População indígena vivendo em terras indígenas.
Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de MG