Compartilhe:

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, informa a toda a população que na manhã desta sexta (2) uma paciente foi diagnosticada com Meningite. Após coleta para exame, o material foi enviado para Belo Horizonte para identificação de qual tipo de Meningite se trata. O estado de saúde da paciente é considerado estável.

Todas as medidas de profilaxia com as pessoas que tiveram contato com a paciente foram tomadas imediatamente após a notificação da Vigilância Sanitária.

O Governo Municipal reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia evitando assim o contágio e a disseminação de doenças como a Meningite e a COVID-19. Em Barroso a vacina contra meningite está sendo ofertada para crianças menores de 2 anos que tomam na rotina com 3,5 e 12 meses (Meningite C) e a vacina Meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 15 anos. Além disso, Barroso disponibiliza a vacina Meningocócica C para trabalhadores da saúde e para crianças de 5 a 10 anos não vacinados.

A meningite é uma inflamação das meninges, que são as três membranas que envolvem o cérebro e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. É causada, principalmente, por bactérias ou vírus, mais raramente, pode ser provocada por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose. Em princípio, pessoas de qualquer idade podem contrair meningite, mas as crianças menores de 5 anos são mais atingidas.

Todos os órgãos de Vigilância em Saúde já foram notificados e juntos acompanham o caso. O Governo Municipal está prestando todo o apoio a família da paciente e acompanhando de perto o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *