A Prefeitura de Barbacena divulgou, nessa terça-feira (14), que precisa investir cerca de R$ 200 milhões para solucionar os problemas causados pelas chuvas na cidade, para estruturação de uma rede de drenagem efetiva.
Para resolver o problema definitivamente, a Prefeitura alegou serem necessárias obras mais complexas. Por isso, foram orçados trabalhos de micro e macrodrenagem nos pontos mais críticos da área urbana. No entanto, segundo o Executivo, faltam recursos humano e financeiro e, por isso, não há previsão para a realização das obras.
Segundo o prefeito Carlos Du, o município busca recursos federais, mas, até o momento, sem sucesso.
“Temos um projeto grande, de muito volume de recursos. […] A gente terá que refazer todo o canal da Rua da Bahia, uma obra feita há 10, 15 anos e infelizmente a Prefeitura não dispõe desses recursos e eu vou atrás do Governo Federal para tentar captar esses recursos”, disse.
Enquanto não há previsão para o início das obras, o secretário de Obras Giovanni Cristo informou que, no momento, são realizadas intervenções rápidas para minimizar os impactos, como manutenções preventivas, obras de contenção e limpeza do córrego.
Toda vez que cai um grande volume de chuva, distritos da zona rural e alguns pontos da área urbana ficam alagados. Somente na tarde de segunda-feira, foram 30 milímetros de chuva em apenas 15 minutos. Cinco pessoas ficaram desalojadas e cerca de 18 pontos de alagamento e duas interdições totais foram registradas.
Os temporais têm sido mais comuns no fim da tarde, e a Defesa Civil pede que a população evite o tráfego de veículos e pedestres nos pontos mais críticos durante as chuvas fortes.
“São pontos específicos que a Secretaria de Obras está atuando para mitigar e minimizar esses impactos da chuva, deixando bem claro para a população, alertando que as pessoas evitem esses pontos de área de risco, como o Pontilhão”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Ângelo Pádua.
Via g1