Mais uma vez o Prefeito de Barbacena, Carlos Du usou suas redes sociais para anunciar a reabertura da UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia, a partir desta segunda-feira (4).
Entre idas e vindas, aberturas e fechamentos, a UTI neonatal da Santa Casa passa por problemas devido à falta de profissionais médicos. Em setembro deste ano, por exemplo, a UTI precisou suspender o atendimento. Naquela ocasião a Prefeitura de Barbacena anunciou um aporte financeiro de R$500 mil para ajudar na contratação emergencial de profissionais e a quitação de alguns custos.
A UTI neonatal da Santa Casa de Misericórdia foi inaugurada em 17 de março de 2002 para atender 51 municípios, com população total perto dos 800 mil habitantes. A implantação foi um pouco antes, em 1998, após um projeto de Dom Luciano Mendes de Almeida, então Arcebispo de Mariana.
Atualmente a UTI conta com dez leitos, oito deles para atendimento de bebês prematuros e dois para cuidados pediátricos para crianças de até 12 anos de idade.
Informações Barbacena Online