Compartilhe:

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça, especializada na Defesa do Meio Ambiente, investiga possível poluição atmosférica e propagação de mau odor provenientes da mineradora Sika, com unidade em Barbacena.

A empresa está localizada no km 208 da BR-265, zona rural da cidade. O caso é acompanhado pela Prefeitura, Polícia do Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Moradores reclamam do mau cheiro e de fumaça proveniente da mineradora e relataram problemas respiratórios. A Polícia de Meio Ambiente (PMMA) já registrou 6 denúncias este ano relativas ao mau cheiro na cidade. Os militares foram até o local, mas não encontraram irregularidades.

De acordo com a Semad, uma vistoria será feita no local “o mais breve possível”, no entanto, a data não foi informada. Em nota enviada ao MG2, a empresa Sika informou que segue todas as legislações vigentes e segue os padrões mundiais de controle de processos industriais.

MORADORES RECLAMAM

Moradores reclamam de mau cheiro e de fumaça em alguns bairros do município. A suspeita é que o problema seja causado pelo processo produtivo de “carbeto de silício”, produzido pela mineradora. Almir Trindade é motorista e vai a Barbacena pelo menos duas vezes por semana. Ao passar pela rodovia onde a empresa está localizada, ele diz que já sente o cheiro.

Com informações G1

BARROSO

Recentemente este assunto foi debatido nas “redes sociais barrosenses”. Muitos moradores da cidade comentaram o odor e apontavam a Fábrica de Cimento local como responsável, mas outros defendiam afirmando que o cheiro vinha desta empresa na BR 265.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *