A emancipação politico-administrativa aconteceu exatamente em 12 de dezembro de 1953, ou seja, há exatos 69 anos, que estão sendo completados nesta segunda-feira, 12 de dezembro de 2022.
Com cerca de 20 mil habitantes, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, estima-se que são mais de 25 mil habitantes, a cidade do cimento, como também é conhecida pelo mundo, bate na porta dos 70 com muitas histórias e conquistas.
Apesar da pouca idade, em comparação com outros municípios da região, a história de Barroso começou muito antes da sua emancipação, a referência mais antiga à Fazenda do Barroso é de 1715 quando Antônio da Costa Nogueira, procedente de Vermoim em Portugal, aqui se estabeleceu.

Dentre os povoadores da região seu nome se destaca, foi responsável pela construção de uma capela dedicada a Senhora Sant’Ana. A fim de assegurar o valor do dote exigido para edificação das capelas particulares, hipotecou seu sítio conforme escritura pública em 05/03/1729. Ou seja, desde o pouso para os tropeiros, lá se vão quase 300 anos de Barroso, que já pertenceu a Dores de Campos, Prados e Tiradentes.
Já nos anos 20, com a intensificação da extração da Cal, e posteriormente a vinda da Fábrica de Cimento, nos anos 50, Barroso cresceu consideravelmente. “E lá se vão”, como diria os mineiros, um bocado de histórias e seus quase 300 anos da Fazendo do Barroso, e, agora, seus 69 anos de administração.
GANHE UMA PIZZA DA PIZZARIA SABOR EM PEDAÇOS
Entre no Instagram e poste uma foto de Barroso marcando a pizzaria Sabor em Pedaços !
No final do dia rola o sorteio de uma pizza grande!
Veja o vídeo!