Mais um crime ambiental cometido em Barroso na tarde desta segunda-feira (5). Moradores próximos a Avenida Carlos Alberto, no Canal do Bairro Santa Maria, informaram a reportagem que indivíduos botaram fogo em uma mata dentro da conhecida Chácara.
O incêndio começou na capineira do local no início da tarde e rapidamente o fogo se alastrou por boa parte da mata que fica às margens da Avenida. Além de voluntários, um Bombeiro Civil e o caminhão pipa da empresa GFN ajudaram no controle das chamas que chegaram a consumir uma grande parte da capineira.
Os voluntários e os proprietários do local evitaram que o fogo consumisse uma parte maior de vegetação, porém a fumaça da queimada continua se espalhando pelo Bairro Santa Maria, onde muitos moradores estão fazendo postagens reclamando na internet.
De acordo com proprietários, não houve prejuízos materiais. Crimes como este estão acontecendo com uma frequência maior não só em Barroso, mas em boa parte de Minas Gerais e do Brasil.
CRIME
atear fogo em terrenos é crime ambiental passível de multa que pode chegar a R$ 9.658. A Lei de Crimes Ambientais prevê que a multa seja aplicada mesmo se a queima ocorrer em propriedades particulares. A justificativa é que o crime de poluição coloca em risco a saúde humana e a segurança dos animais, além de destruir a flora.