Compartilhe:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, nesta sexta-feira (5), o fim da emergência mundial devido a Covid-19, que estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020. O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o anúncio em entrevista coletiva.

Neste período de pandemia do novo coronavírus, o mundo registrou 765 milhões de casos e 6,92 milhões de mortes, embora a organização estime que este número seja “várias vezes maior”.

Na quinta-feira (4) o comitê de emergência se encontrou pela 15ª vez para tratar do assunto e decidiu pela declaração do fim da Emergência Global em Saúde.

“O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e recomendou que eu declare o fim da Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional. Aceitei esse conselho. Portanto, é com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência global”, explicou Tedros.

O diretor salientou, porém, que isso não significa que a Covid-19 acabou. “Esse vírus está aqui para ficar, ainda está matando e ainda está mudando”, explicou Tedros. Isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça global à saúde. Na semana passada, a Covid-19 matou alguém a cada três minutos, e isso é apenas o que sabemos, enquanto falamos, milhares de pessoas em todo o mundo lutam por suas vidas em unidades de terapia intensiva. Milhões continuam a viver com os efeitos debilitantes da condição pós-Covid-19. Esse vírus está aqui para ficar”, afirmou.

Tedros disse ainda que “este é um momento de comemoração”, que só foi possível “graças à incrível habilidade e dedicação altruísta dos profissionais de saúde e assistência ao redor do mundo”.
Via Hoje em Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *