A obra da Prefeitura de Barbacena que cedeu e matou um funcionário e deixou outro ferido, nesta quarta-feira (30), não tinha escoramento – estrutura que inclui todos os sistemas estruturais provisórios para garantir a segurança do local, segundo o Corpo de Bombeiros do município. A informação foi confirmada para a reportagem da TV Integração após o soterramento.
De acordo com os Bombeiros, os trabalhadores não usavam equipamentos de proteção individual. O G1 procurou a Prefeitura de Barbacena para saber o motivo da obra não ter recebido escoramento e sobre os funcionários estarem sem os equipamentos de segurança que informou que não vai se manifestar sobre o assunto no momento.
Conforme a corporação, seis pessoas trabalhavam na instalação de manilhas na Rua José Pires, no Bairro das Mansões. Dois funcionários estavam dentro do buraco quando a terra cedeu e levou um pedaço de concreto e atingiu Jairo Leandro de Matos, de 45 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Um outro funcionário, que não teve a idade revelada, também foi atingido pela a terra e encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimento médico no Hospital Regional de Barbacena. O G1 não conseguiu atualizar o estado de saúde do trabalhador porque o nome não foi divulgado.
Acidente
Os trabalhadores realizavam uma obra de manilhamento da via pública, para captação de águas pluviais, quando ocorreu o acidente, que resultou no soterramento de funcionários. Os outros quatro trabalhadores não se feriram.
No local, os bombeiro constataram que após o deslizamento de terra, a vítima fatal foi atingida por um pedaço de meio-fio concreto e não resistiu aos ferimentos, tendo a morte confirmada ainda no local. Ele teve esmagamento do crânio e fratura no pescoço.
De acordo com os militares, em um determinado momento do trabalho, dois operários se encontravam dentro da vala quando foram atingidos por um movimento de terra. Ambos ficaram parcialmente soterrados.
Informações G1
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.