Foram registradas, apenas em maio, dez focos de incêndio na região de Barbacena.
O plantão do Corpo de Bombeiros vem apresentando um elevado número de ocorrências de incêndio em vegetação. Só nas primeiras 24 horas do mês, seis ocorrências foram registradas, duas em Barbacena (Pinheiro Grosso e Campolide), duas em Conselheiro Lafaiete (Angélica e Santo Agostinho) e São João Del Rei (São Judas Tadeu e Tejuco).
Segundo o Subtenente Fábio Lacerda, chefe do serviço dos bombeiros de São João Del Rei, “… a preocupação vem aumentando a partir do momento em que já registramos praticamente mais de 30 dias sem chuva na região e estamos apenas iniciando o período de estiagem”. Apenas em 2019, os Bombeiros registraram na região mais de 500 ocorrências no período entre maio e novembro.
Neste fim de semana, outros quatro focos foram registrados:
1 – Localidade do Peixoto, Ressaquinha: Área vegetação de aproximadamente 20000m² em plantação de eucalipto queimada.
2 – Rua André Massuchetti, Boa Morte, Barbacena: Incêndio em lote vago às 9h20 deste domingo (3). A área queimada foi de aproximadamente 2000 m².
3 – Rua Palma, Belvedere, Congonhas: Um incêndio atingiu um lote vago e também ameaçava a linha férrea que margeia o local, sendo interrompido o fluxo das composições férreas até o trabalho dos bombeiros ser concluído.
4 – MG 135, KM 08, Sa Fortes/Antonio Carlos: Incêndio as margens da linha férrea na tarde deste domingo (3). A fumaça atrapalhou o tráfego de veículos próximo ao local.
Os dados levam a crer que os números serão bem maiores durante o período máximo de estiagem, nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano.