Compartilhe:

“Não. Dia dos Professores o presente foi esse. Sem adiantamento”, disse um barrosense profissional da educação a reportagem do Barroso EM DIA, após nessa última segunda-feira(15), não receber nenhum valor do tradicional adiantamento de 40% do 13° salário referente aos professores da rede municipal de ensino.

Em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, a mesma informou a reportagem que o Governo de Minas Gerais não repassou nenhum recurso do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deste mês de outubro. Portanto, os professores não receberam o adiantamento, ainda.

“O Governo Pimentel simplesmente não está repassando esses recursos regularmente aos municípios mineiros. O recurso é do município, onde é arrecadado. Trata-se de uma parte do ICMS que é destinada ao Fundo, vai para o Governo Federal e é redistribuído aos municípios, conforme o número de alunos. Esse recurso apenas passa pelo Estado antes de voltar ao município. Ao todo, o Governo já deve mais de R$ 1 milhão ao município de Barroso, somente do Fundeb de meses anteriores e, neste mês, ainda não repassou nada desse recurso. Não são apenas os professores que recebem pelo Fundeb, mas todos os profissionais da Educação. Pelo menos 60% do dinheiro do Fundeb deve ser aplicado no pagamento do salário dos professores da rede pública na ativa” disse a assessoria.

O Fundeb é um conjunto de 27 fundos (26 estaduais e 1 do Distrito Federal) que serve como mecanismo de redistribuição de recursos destinados à Educação Básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *