Compartilhe:

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Corpo de Bombeiros emitiram um alerta para chuvas fortes que podem atingir todo o território mineiro desta quinta-feira (4) até amanhã (5). A previsão é resultado da atuação de um canal de umidade que está sobre o Estado.

Conforme o executivo estadual, acumulados pluviométricos consideráveis podem provocar enxurradas e alagamentos. Diante disso, o coordenador estadual adjunto de Defesa Civil, tenente-coronel Carlos Eduardo Lopes, explica que ter cautela é a melhor opção.

“Não tente atravessar enxurradas ou áreas alegadas, pois além de esconder buracos, a força da água pode acabar te arrastando. A opção mais segura é esperar em um local seguro até que o caminho seja liberado, ou até mesmo mudar o trajeto”, orienta.

Também é importante ressaltar que a ocorrência de chuvas por dias seguidos pode encharcar o solo, aumentando o risco de deslizamentos de terra.

“Se você notar trincas ou rachaduras nas paredes, no piso ou no chão, chame a Defesa Civil por meio 199 para realizar uma vistoria, e saia da área afetada o mais rápido possível”, explica o tenente-coronel. Outros sinais de alerta são portas e janelas emperradas, inclinação de muros, postes e árvores, e estalos na estrutura.

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o tempo segue muito instável ao longo dos próximos dias em Minas Gerais.

Há previsão de chuva intensa e acumulado pluviométrico significativo, entre 80 e 125 milímetros na região do Campo das Vertentes.

Veja dicas de segurança:

  • Confira a previsão do tempo;
  • 20 centímetros de água já podem atingir a maioria dos escapamentos dos veículos e, assim, ocasionar o desligamento do motor;
  • Não pare o carro próximo a postes ou árvores;
  • Evite locais baixos, nunca enfrente áreas inundadas e conheça os pontos de alagamento de sua região para ter rotas alternativas em mente;
  • Dirija devagar e fique longe dos veículos à frente;
  • Ao atravessar pontos de alagamento, mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Evite a troca de marchas durante as travessias para que não haja entrada de água no sistema do veículo e o desligamento dele;
  • Se o seu veículo desligou ou perdeu a tração dentro de uma área de alagamento e não é possível abandoná-lo com segurança, mantenha a calma, ligue 193, solicite socorro e informe a sua localização exata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *