O novo decreto do executivo barrosense: 4.939, de 14 de março de 2022, desobriga o uso de máscaras faciais em locais abertos na cidade de Barroso.
O documento, que está disponível no portal oficial da Prefeitura de Barroso, acompanha a decisão do Governo Estadual, que na semana passada divulgou a desobrigação do uso de máscaras no estado. Apesar de ser uma decisão do governo do estado, algumas cidades não aderiram.
Em Barroso, conforme mostra o Decreto, o chefe do executivo levou em conta o declínio nas taxas de ocupação de leitos, o avanço da imunização da população – já são mais de 43 mil vacinas aplicadas – e análise da situação epidemiológica, feita pela comitê municipal.
O documento também cita o fim do Programa Minas Consciente, anunciado pelo governo na semana passada. Barroso, desde maio de 2020, através do decreto 4.136, acompanhava as decisões do programa.
AMBIENTES FECHADOS
Já em ambientes fechados ainda é necessário a utilização de máscara cobrindo nariz e boca. Seguindo normas do Estado de Minas, Barroso só poderá liberar o uso em ambientes fechados quando alcançar 80% da população vacinada com a segunda dose e 70% com dose de reforço. Por isso reforçamos a importância dos barrosenses retornarem para tomar suas doses e completarem seu esquema vacinal, ficando atento ao cronograma.