O Museu Regional de São João del Rei terá uma série de atividades na 17ª Semana Nacional de Museus, entre 13 e 19 de maio.
Promovida anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a programação reúne instituições de todos o país em um mesmo assunto. Em 2019, o tema apresentado foi “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.
Um dos destaques é o lançamento do livro “Será que tem indígena aqui?”, produzido pela equipe da instituição e publicado com apoio do Ibram, que também será apresentado em palestras em duas escolas estaduais. Além disso, haverá uma Expedição do Regional às pinturas rupestres da Serra do Lenheiro e um seminário na Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ).
“O melhor modo de pensar o futuro das tradições é buscando entender o seu passado e como ela ainda se mantém no presente”, disse o diretor substituto do Museu Regional, Diego Felipe Garcia.
Museu Regional
Atualmente com visitações suspensas por estar em reforma, a instituição funciona na Rua Marechal Deodoro, 12, Centro. Aberto em 1963, está localizada na antiga residência do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), importante comerciante da cidade no período final da produção de ouro.
Após a conclusão das obras, em 1859, o comendador instalou a família na mansão, no segundo e terceiro pavimentos, e a loja de secos e molhados ficou no primeiro andar.
O Museu Regional de São João del Rei apresenta uma exposição de aspectos do cotidiano no comportamento e nos costumes dos séculos XVII ao XX, retratados em móveis, utensílios, meios de transporte, imagens religiosas e pinturas. O objetivo do acervo montado é contar um pouco da intimidade e do modo de vida dos mineiros no período colonial.
Confira a programação completa da Semana dos Museus no Museu Regional:
Segunda-feira (13)
- Expedição do Regional – Pinturas Rupestres da Serra do Lenheiro
- A partir de 7h30: caminhada de aproximadamente 12km, partindo do Museu Regional em direção às Pinturas Rupestres da Serra do Lenheiro. O evento conta com mediação do guia de turismo Luiz Miranda. São 20 vagas. O valor é R$ 10, com meia a R$ 5. As inscrições devem ser feitas na portaria lateral do Museu Regional até sexta (10)
Terça-feira (14)
- Palestra e apresentação do livro “Será que tem indígena aqui?”
- Às 7h na Escola Estadual Evandro Ávila (Distrito do Rio das Mortes)
- Apresentação com uma das autoras, Professora Paolla Andrade, sobre cultura indígena e o processo de produção do livro. O evento é voltado para os alunos, professores e funcionários da escola.
Quarta-feira (15)
- Cerimônia Oficial de lançamento do livro “Será que tem Indígena Aqui?”
- Às 19h30 no Museu Regional
- Mesa Redonda com alguns dos colaboradores do Museu Regional responsáveis pela produção do livro. Debate sobre cultura indígena, o processo de pesquisa e elaboração da obra e as relações com o tema da 17ª Semana Nacional de Museus. Entrada gratuita.
Quinta-feira (16)
- Seminário “Existimos: Resistimos” – Mesa Redonda
- Às 19h no Campus Tancredo Neves (CTAN) da UFSJ
- Mesa redonda sobre o lançamento do livro, promovida como parte do Seminário Internacional “Existimos: Resistimos”, promovido pelo Grupo de Extensão e Pesquisa Casa Aberta, da Universidade Federal de São João del-Rei. Entrada gratuita
Sexta-feira (17)
- Palestra e apresentação do livro “Será que tem indígena aqui?”
- Às 10h na Escola Estadual Iago Pimentel
- Apresentação com uma das autoras, Bruna Lacerda, sobre cultura indígena e o processo de produção do livro. O evento é voltado para os alunos, professores e funcionários da escola.
Informações G1