A próxima segunda-feira (21) será de homenagens a Tancredo Neves em São João del Rei, terra natal do primeiro civil eleito presidente da República depois da ditadura militar. Entre os convidados que já confirmaram presença, estão o ex-presidente da República José Sarney e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta.
Tancredo Neves morreu em 21 de abril de 1985, quando o Brasil vivia um momento de reabertura política. Ele participou ativamente do movimento pelas ‘Diretas Já’, no fim da ditadura militar.
Ao lado do deputado federal Ulysses Guimarães, Tancredo defendeu a aprovação da emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente, em 1984. A emenda não foi aprovada pelo Congresso Nacional.
Tancredo foi então lançado candidato à presidência da República, em uma eleição indireta. O vice era José Sarney. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente da República pelo Colégio Eleitoral.
Mas, na véspera da posse, foi internado e morreu aos 75 anos em São Paulo. Em São João del Rei, a estátua de Tancredo fica em frente à de Tiradentes. Uma homenagem aos dois personagens da história brasileira mortos em 21 de abril.