Dezenas de moradores que moram próximos a Fábrica de Cimento LafargeHolcim voltaram a enviar fotos e vídeos de muita fumaça e relatos de cheiro ruim nesta madrugada (sexta-feira – 17 de abril).
“Ninguém aguenta mais! Visivelmente eles esperam a madrugada para jogar isso ai no ar. Não sabemos ao certo o que é, mas o cheiro é insuportável”, diz uma das mensagens que chegaram até a reportagem do Barroso EM DIA.
Outros enviaram vídeos e fotos que mostram muita fumaça no céu noturno. “Pena não ter como compartilhar o cheiro que estamos sentido aqui agora. Alguém já acordou com cheiro ruim? Pra isso acontecer o cheiro tem que ser muito forte. E é, é fortíssimo e nos fez acordar”, diz um outro morador da parte baixa do Bairro Rosário.
NOTA
Questionada pela reportagem do Barroso EM DIA, a empresa confirmou através da sua Assessoria de Imprensa que aconteceu um incidente na madrugada e foi necessário um ajuste pontual de processo na operação da fábrica de Barroso na madrugada desta sexta-feira (17/4). O incidente, imediatamente corrigido pela equipe técnica, ocasionou a parada do forno e gerou uma emissão momentânea. A LafargeHolcim segue cumprindo todas as legislações ambientais vigentes e mantém abertos os canais de comunicação com a comunidade para esclarecimentos, pelo (32) 3359-3200 (segunda a sexta, entre 8h às 17h) e pelo WhatsApp (32) 99912-2185.
Assista ao vídeo
NEBLINA
A aproximadamente um ano, em março de 2019, o Barroso EM DIA fez uma matéria com fotos e depoimentos e recebeu uma nota da LafargeHolcim informando que o que estava no céu naquele noite era neblina. Relembre a matéria e leia a resposta da empresa clicando aqui.

Boa noite. Não são só os moradores ao redor da fábrica . Moro no centro. Nós dormimos de janela aberta.E varias vezes acordei sufocada com um cheiro horrível, que chegava irritar meu nariz e garganta. As primeiras vezes que senti, cheguei levantar correndo, achando q tinha algo queimando dentro de casa ou q tinha deixado o fogão aceso. Este foi um dos motivos que me fez mudar para roça. Pena q nem todos podem fazer o mesmo.