Minas Gerais é o estado com o maior número de denúncias de assédio eleitoral do país: a cinco dias do segundo turno das eleições, o Ministério Público do Trabalho (MPT) já contabiliza 295 registros. O segundo estado com mais denúncias é o Paraná (123), seguido por Santa Catarina (113).
Na última sexta-feira (21), representantes do MPT, do Ministério Público Federal (MPT) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) se reuniram com sindicatos de trabalhadores para discutir o assunto. Assédio eleitoral é qualquer coação, intimidação, ameaça, humilhação ou constrangimento com o objetivo de influenciar ou manipular o voto de trabalhadores.
Em Minas Gerais, há relatos, por exemplo, de empresas que exigem que empregados vistam camisa de determinado candidato e de ameaças de dispensa caso o funcionário não vote no candidato do empregador.
REGIÃO
Dois casos estão sendo apurados na região do Campo das Vertentes, um em Barbacena e outro na cidade de Prados, onde donos de empresas teriam reunidos funcionários com a “desculpa” de que líderes religiosos falariam sobre família, pátria e Deus. Outras cidades da região também já foram denunciadas no Ministério Público Federal.
Se você quiser fazer a denúncia anônima basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e baixar o aplicativo Pardal. Nele você consegue descrever toda denúncia sem ser identificado. Assédio eleitoral é crime. De acordo com a Constituição todos têm o direito de escolher seus candidatos livremente. Denuncie.