Nem mesmo a crescente confirmação de casos da Covid-19 em Barbacena nos últimas dias, foram três em menos de 24h, conseguiu impedir a intenção de reabertura do comércio na Cidade das Rosas.
Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18), em Barbacena, ficou decidido que os municípios da Macrorregião Centro Sul, que engloba a própria cidade, São João del Rei e Conselheiro Lafaiete, entre outros municípios, vão aderir ao Programa “Minas Consciente”, do Governo do Estado.
De acordo com fontes que participaram da reunião, agora fica a responsabilidade de cada prefeito editar o decreto, enviar para o Estado e participar do protocolo do Governador Zema (Novo).
Na realidade o Programa Minas Consciente já estabelece que a escolha de flexibilizar ou não o comércio cabe ao poder executivo de cada município, mas na Macrorregião Centro Sul essa decisão foi tomada em conjunto, uma vez que a rede assistencial e hospitalar atende aos municípios desta macrorregião.
A Prefeitura de Barroso ainda não se manifestou sobre o assunto. A Assessoria de Imprensa já foi questionada sobre a posição de Barroso. Essa semana a cidade pode comprovar o seu primeiro caso de Covid-19. Uma mulher foi diagnosticada no teste rápido com coronavírus e uma contraprova será divulgada essa semana.
Existe um Portal do Governo responsável por todas as determinações e sugestões para prefeitos, empresários e cidadãos. Para saber mais clique aqui!
CASOS BARBACENA
Barbacena é a cidade da região com o maior número de casos confirmados de coronavírus. Nesta terça-feira (19) o Boletim da Prefeitura apontava 38 casos positivos de covid-19. E mais, a cidade já registrou dois óbitos nos últimos 30 dias. Uma outra morte que aconteceu em Barbacena é de um registro que foi confirmado para a cidade de Alfredo Vasconcellos. Barbacena tem hoje, depois de Juiz de Fora, o maior número de casos suspeitos da região, são quase 400 casos na Cidade das Rosas.