Temendo registros de violência, muitos barrosenses têm deixado de participar efetivamente das festividades públicas. Diante dos acontecimentos e homicídios recentes, muitos cidadãos estão preferindo ficar em casa durante as festividades de julho, onde acontece o Festival de Inverno.
Além do histórico de medo, o frio também, os termômetros tiveram recorde negativos, deixou muita gente em casa no segundo final de semana de festas públicas, quando aconteceu o tradicional Festival da Canção de Barroso. Foram três dias de festa: quinta, sexta e sábado na Praça do Forninho.
“A gente gosta de participar, mas ainda estamos receosos. Fora o frio também que está muito forte”, conta um casal barrosense que por enquanto, prefere ficar em casa. Já um outro visitante, disse que é amante do rock e da música brasileira, mas desta vez, diante dos episódios de violência, recentes, preferiu não vir a Barroso no Encontro de Motociclistas e no Festican.
Apesar do temor, nos dois primeiros finais de semana do Festival nenhum registro de violência ou ocorrência de destaque foi registrado nas proximidades das festividades, na Avenida Genésio Graçano. “Tivemos mais um final de semana sem registro de casos de violência”, destaca o Tenente Nascimento, que está deixando Barroso.
No domingo aconteceu o Encontro de Bandas. Dezenas de cidades participaram do evento que também já é tradicional na cidade.
As festas continuam na cidade e nos dois próximos finais de semana acontece a Festa de Sant´Ana, na Praça Sant´Ana, no Centro da cidade. Dia 26 é feriado municipal, quando é comemorado o dia da padroeira. Também acontecerá Encontro de Veículos Antigos e Corrida de Sant´Ana no Centro.
Um Festival de Comida de Buteco, intitulado Saideira, também está sendo preparado pelo poder público. O evento vai acontecer no último final de semana de julho e vai fechar o Festival de Inverno 2023.