Mais de um mês já se passou, o óbito aconteceu no dia 17 de janeiro – e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ainda não tem uma posição sobre o possível óbito por Flurona – dois vírus simultâneos – Covid e Influenza – ocorrido em Barroso.
Em resposta a reportagem do barrosoemdia, a SES informou que foi notificada no mês de janeiro de 2022, sobre o primeiro óbito com codetecção de Influenza/SARS-COV-2 pelo município de Barroso, na região Centro-Sul do estado e que acompanha a investigação do caso e aguarda que a Secretaria de Saúde de Barroso o conclua, para assim confirmar ou não o óbito por codetecção.
Porém, em nota divulgada durante o ocorrido, a Secretaria de Saúde de Barroso já confirmou, há mais de um mês, o óbito por decorrência dos dois vírus e aguardava a confirmação da Secretaria de Saúde do Estado.
Segundo a Prefeitura de Barroso, a paciente de 81 anos, que possuía comorbidades, foi transferida para a Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei no dia 5 de janeiro onde a coleta para testes de H3N2 e Covid-19 foram realizadas e enviadas ao Funed. A paciente testou positivo para Covid (resultado em 8/01) e positivo para H3N2 (resultado em 15/01).
Ela faleceu no dia 15 de janeiro e o caso foi enviado para a SES, mas até hoje não tem nenhuma resposta.