Compartilhe:

A Lira Nossa Senhora das Dores, que está comemorando 150 anos de sua fundação, está realizando, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Dores de Campos, uma programação especial para comemorar a data.

Uma exposição no Centro Cultural Paulo Eustáquio do Nascimento, para relembrar a longa trajetória de música, está acontecendo. Instrumentos antigos e algumas partituras do rico acervo, com destaque para os compositores locais, estão sendo expostos.

A Lira é considerada uma das bandas de música mais antigas da região das Vertentes. Alguns de seus talentosos músicos também fizeram história na Banda de Música de Barroso, como o saudoso maestro Paulo Eustáquio, o Paulinho, o maestro João Batista Marques, e há quase 30 anos, a Banda de Música local está sob regência de outro dorense Aloísio de Assis, que além de ser um dos músicos mais antigo da Lira, se destaca pela qualidade de seus arranjos.

A Lira Nossa Senhora das Dores, atualmente está sobe regência do maestro José Tarcísio, considerado um dos regentes mais antigos no Estado de Minas em exercício.

A Lira Nossa Senhora das Dores foi fundada por Agostinho Silva em 1 de janeiro de 1875 , e na época os músicos realizaram uma excursão pelas cidades da Zona da Mata com intuito de arrecadar fundos para a construção da igreja de Nossa Senhora das Dores.

A Exposição contando a trajetória da Lira no Centro Cultural Paulo Eustáquio vai até dia 10 de janeiro encerrando com a apresentação de um Concerto às 20h no Centro Cultural pela orquestra da Lira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *