O Barroso EM DIA recebeu na noite desse sábado (28), fotos de uma Jaguatirica, que foi atropelada na BR 265. O corpo do animal foi encontrado na altura do KM 212, próximo a região da Boa Vista, por volta de meia-noite.
De acordo com o condutor do veículo que viu e enviou as fotos a reportagem, o animal tinha acabado de ser atropelado. Segundo ele ninguém ficou ferido. Ele também tentou contato com a polícia, mas não conseguiu avisar os profissionais.
A princípio o barrosense desconfiava de uma onça pintada, devido ao tamanho da espécie. Mas em contato com o Professor e Biólogo Marcos Magalhães, o mesmo afirmou que se tratava de uma Jaguatirica.
“É o mais comum de se encontrar na região, mas mesmo assim é considerada uma espécie vulnerável, em extinção”, diz Marcos que lembra que a maior causa das mortes são os atropelamentos e a caça.
“Eles matam o bicho para a retirada da pele e posteriormente venda no comércio ilegal. É difícil acreditar, mas isso ainda existe com muita frequência no Brasil”, lamenta o professor.
Ainda segundo Marcos, o animal que foi encontrado morto na BR 265 tinha cerca de quatro anos e era uma fêmea. A jaguatirica é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Leopardus Pardalis.
