Compartilhe:

Foto: Eustáquio Melo

Aconteceu no último dia 8 de março, mais uma reunião ordinária e comemorativa do Instituto Histórico e Geográfico do Barroso. A solenidade tinha como objetivo celebrar o ato de lavratura da escritura de Patrimônio da capela de Sant’ Ana , pelo português Antônio da Costa Nogueira.

A data, 5 de março, é considerada o marco inicial do povoamento do município de Barroso, que tem agora tem 296 anos. Na ocasião, uma palestra foi proferida pelo historiador Wellington Tibério. Ele falou sobre Barroso durante o século XVIII, relacionando com um dos principais acontecimentos daquele século, que foi a Inconfidência Mineira.

Tibério ainda fez uma apresentação da biografia do fundador de Barroso, tema do seu primeiro livro: “Barroso, um relato sobre a origem ”. O Presidente do Instituto Histórico e Geográfico, professor Alessandro de Paula, agradeceu a presença dos confrades e também do palestrante e enalteceu a importância da data para o município e o compromisso do Instituto com o resgate da história local.

“Barroso possui uma História rica e superior aos 71 anos de emancipação político administrativa”, diz Alessandro.

O LIVRO

O livro “Barroso, um Relato sobre a Origem” foi publicado em 2019 e o lançamento ocorreu na Calx no dia 26 de abril. A obra com resgate histórico dos primeiros tempos em Barroso, contou com apresentação da professora Maria Helena Vassão Araújo e prefácio do museólogo Raul Francisco de Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *