Estão suspensas as internações nos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Policlínica e Maternidade de Barbacena (IMAIP). A informação foi confirmada nessa segunda-feira (22) pela Prefeitura, que declarou a tentativa de viabilizar a manutenção dos leitos junto aos governos estadual e federal.
Segundo o Executivo, várias ações foram desenvolvidas pelo município em prol do atendimento no Hospital Policlínica, como o empenho junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) no sentido de viabilizar a conversão dos Leitos UTI Covid-19 em UTI Convencional.
De acordo com a Prefeitura, foi pleiteada a habilitação dos 10 leitos de UTI no IMAIP, ainda que a habilitação se dê exclusivamente pelo Ministério da Saúde.
A gestão municipal informou ainda que contemplou a UTI do IMAIP com Convênio específico na ordem de R$ 1.150.000, para aquisição de equipamentos, sendo 10 Ventiladores Pulmonares e 10 Monitores Multiparâmetros, ação esta que demonstra o interesse dos leitos UTI na referida instituição hospitalar.
Veja abaixo outras ações que a Prefeitura destacou:
- “A gestão municipal, através da Sesap, motivou o processo de habilitação dos leitos UTI no IMAIP, sendo que o pleito já foi pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), seguido assim o trâmite para avaliação do pleito pelo Ministério da Saúde.
- Foi decisão da Direção do IMAIP suspender provisoriamente a UTI, até que se tenha a habilitação e o custeio, do Governo Federal, necessário para manutenção e oferta dos leitos”.
O Executivo destacou ainda que não mede esforços para fortalecer a saúde municipal.
Via G1