Compartilhe:

COMUNICADO À POPULAÇÃO DE BARROSO

Tendo em vista que o Brasil já está sendo acometido pelo CORONAVÍRUS, causador da doença COVID-19 e que já temos um caso da doença na Zona da Mata Mineira, vimos através desta nota comunicar algumas medidas que serão tomadas pelo INSC – Hospital de Barroso, com o objetivo de PREVENIRMOS a propagação do vírus no nosso meio:

1- A partir de 16/03/2020 as visitas aos pacientes internados no hospital estão suspensas até que novos dados determinem a segurança para que possam retornar.

2- Queremos deixar claro que a maior recomendação para prevenção da doença é o isolamento social que quer dizer que devemos evitar a aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente e por isso cabe a nós orientarmos a importância de que as pessoas que apresentarem sintomas de resfriado ou gripe só deverão procurar o hospital em caso de febre alta (maior que 38,9◦ C) e falta de ar. As pessoas com sintomas brandos devem procurar os PSF (ESF) se necessário.

3- Se você vier ao hospital ou for ao PSF (ESF) e apresentar sintomas de gripe, logo na entrada solicite ao atendente uma máscara.

4- Mantenha a distancia de outras pessoas de aproximadamente 1 metro.

5- Importante também a informação de que se alguém apresentar sintomas de gripe ou de resfriado algumas medidas são importantes tanto em casa quanto em outro ambiente:
• Lavar as mãos com frequência e usar o álcool gel.
• Cobrir a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
• Não cumprimentar outras pessoas com abraços, apertos de mãos e beijos
• Separar talheres, copos, pratos e toalhas e não compartilhar alimentos.
• Não utilizar as medicações: IBUPROFENO E CORTICOIDES (“cortisona”) sem orientação médica.

6- Vale lembrar que 80% dos pacientes com o COVID-19 não vão apresentar sintomas ou esses sintomas serão leves.

7- Dos 20% que apresentarem sintomas mais intensos os cuidados mais agressivos serão para com os idosos (mais de 60 anos), pacientes com problemas de coração, diabéticos, hipertensos, doenças pulmonares e os pacientes com câncer.

Por fim, este é um momento para redobrarmos os cuidados de higiene e cuidados respiratórios, mas também um momento para exercitarmos nosso amor pelo próximo e entendermos que se estamos fora do grupo de risco nós temos que pensar em não sermos os transmissores da doença para os pacientes com risco aumentado de complicação e até morte.

Exercite a empatia e o amor pelo próximo e siga as orientações!

“Quanto mais cedo nos distanciarmos, mais cedo nos abraçaremos!”
Estamos todos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *