Os turistas que visitarem a cidade de Guarapari com ônibus, micro-ônibus ou vans de turismo e excursão terão que pagar uma taxa de embarque e desembarque no valor por trecho de R$ 8,50, totalizando R$ 17 para entrar e sair da cidade. Com isso, os coletivos que entrarem no município precisarão parar na rodoviária (Rodoshopping Guarapari).
Em entrevista o prefeito Rodrigo Borges (Republicanos), explica que a medida foi criada para organizar o trânsito. Após o desembarque na rodoviária, os ônibus devem seguir para um estacionamento público, a poucos quilômetros do terminal. O valor arrecadado deve ser investido no transporte público de Guarapari.
A taxação de ônibus de excursão está no plano de turismo municipal lançado em setembro pela prefeitura e pretende levar melhorias à Guarapari. O plano estabelece diretrizes até 2035, com foco em tornar Guarapari referência em turismo sustentável e de alto valor agregado.
Borges acrescenta que a taxação ajudará ainda a desafogar o trânsito na cidade, especialmente em períodos de alta temporada. No verão, a cidade chega a receber mais de mil ônibus de excursão com turistas.

