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O ministro dos Transportes, Renan Filho, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nessa terça-feira (13) que o governo federal vai investir R$ 1,6 bilhão para restaurar a malha rodoviária de Minas Gerais. Destes, R$ 1,03 bilhão será destinado para manutenção, e R$ 649,1 milhões, para obras, entre construções e adequações.

Segundo a pasta, os recursos aplicados são 6,41 vezes maiores do que foi investido durante o ano de 2022, o último da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Poucos investimentos fizeram com que a malha piorasse muito. No ano passado, só foram investidos pelo Governo Federal em Minas Gerais, R$ 262 milhões”, declarou Renan Filho.

Silveira revelou ao Estado de Minas que pelo menos cinco rodovias estão confirmadas para receber parte do investimento, são elas: BR-154, BR-262, BR-265, BR-367 e BR-381.

 

Ainda de acordo com o ministro, a manutenção vai ser intensificada em todas as regiões do estado e está garantida em 500 quilômetros a mais. Ele mencionou, por exemplo, a pavimentação da BR-367, entre Almenara e Salto da Divisa, bem como o projeto de licenciamento para as obras da BR-135, de Manga à Itacarambi.

Entre o fim de 2022 e janeiro deste ano, o Estado de Minas fez uma série de reportagens pelas rodovias mineiras. Entre os dias 24 e 26 do primeiro mês, os 519 quilômetros das BRs-381 e 262, que ligam Belo Horizonte a Vitória, no Espírito Santo, foram mapeados em quatro longos trechos em péssimas condições, com milhares de buracos e crateras que chegam a engolir faixas inteiras.

 

Entre os prejuízos causados pelas condições das rodovias, motoristas ouvidos pela reportagem relatam transtornos com pneus furados mais de uma vez em uma única viagem. Em alguns pontos, motoristas de veículos de pequeno e grande portes precisam fazer manobras para escapar das “armadilhas” e evitar danos ao seu patrimônio.

 

“Já iniciamos os trabalhos; agora com o fim das chuvas, nós vamos intensificar. Isso vai melhorar decisivamente a malha rodoviária do estado, que é um anseio do povo mineiro”, completou Renan Filho.

 

O ministro destacou o trabalho da PEC da Transição em organizar o orçamento para a infraestrutura, o que permite o investimento bilionário na manutenção das rodovias federais que cortam o estado.

 

Silveira reforçou o discurso do colega de governo e disse que a malha tinha ficado completamente esquecida nos últimos anos. Ele revelou que esta foi a quinta reunião com Renan Filho e também ressaltou que a PEC da transição deu um reforço no orçamento. “Nós daremos uma grande resposta na infraestrutura nacional”, disse o ministro que foi senador por Minas Gerais antes de assumir a pasta.

 

Via Estado de Minas

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