Compartilhe:

Minas Gerais entra, nesta quinta-feira (10), em uma nova etapa no enfrentamento à Covid-19. O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, concede entrevista coletiva na Cidade Administrativa. Ele vai declarar que a pasta retira a obrigatoriedade sobre o uso de máscaras em espaços abertos no Estado. Na semana passada, em comunicado à imprensa, o secretário já havia indicado essa possibilidade.

Para as próximas semanas deve ter um veredito sobre a obrigação de uso do acessório de proteção em ambientes fechados. “A partir da melhora nos indicadores, a SES-MG fez uma avaliação do cenário para tomar uma decisão sobre a possível flexibilização e a orientação atualizada acerca do uso de máscaras, especialmente em locais abertos, para depois decidir sobre espaços fechados”, diz trecho da nota.

Conforme a SES, os dados de vacinação contra a Covid-19 em Minas apontam para “altos níveis de imunidade”. Além disso, a pasta destacou que há uma redução de risco clínico da doença em relação às hospitalizações e agravamento dos quadros de saúde dos pacientes. O painel de monitoramento da secretaria indica que 86,43% da população, apta à vacinação, já tomou a primeira dose, enquanto 81,30% dos habitantes já receberam as duas aplicações.

Em relação à dose de reforço, o Estado tem uma cobertura vacinal de 44%. Nos leitos de UTI exclusivos para Covid, a ocupação está em 8,75%. Nas enfermarias equipadas para tratar a doença, apenas 5% das vagas estão com pacientes. Nos últimos sete dias, de acordo com os dados da pasta, a mortalidade por Covid a cada 100 mil pessoas está em 2,03.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *