Dados da Polícia Militar de Barroso mostram que os estelionatos na cidade cresceram cerca de 200%. A comparação no quadro divulgado traz em detalhes os números das ocorrências nos meses de julho, ou seja, em 2022 e 2023.
No ano passado, segundo a PM, foram cinco registros de estelionatos, já em 2023 este crime subiu para 14, um crescimento de quase 220%. Porém, de acordo com o Tenente Wander, este número pode ser ainda maior.
“Muitas pessoas que caem nestes golpes, pessoas instruídas, deixam de procurar a polícia para relatar e fazer a ocorrência, o que nos mostra que este número pode ser bem maior”, diz o Tenente.
Entenda-se como estelionato os recentes golpes divulgados como pagamentos por pix, transferências bancárias, pagamentos de cartões de crédito, clonagem de redes sociais onde o golpista pede dinheiro ou vende um determinado produto se passando por uma pessoa, enfim, são inúmeros crimes de estelionato nessa nova era digital.
“Neste sentido, pedimos as pessoas que tenham cuidado com os seus celulares e evitem fazer pagamentos e transferências sem ter certezas”, comenta o Tenente que acredita que a imprensa pode ajudar neste sentido. “Contamos com o apoio de vocês na divulgação de como evitar estes golpes”, diz.