Quando a bola rolar, em janeiro de 2025, o tradicional Futsal de Verão do Ceclans, em Barroso, vai completar 30 anos de história. A primeira competição aconteceu, de acordo com pesquisa realizada pelo barrosoemdia, em janeiro de 1995, ou seja, há 30 anos. Na ocasião, naquele verão, o Colorado conquistou o primeiro campeonato da estação. Porém, a primeira competição de futsal do Ceclans foi organizada no inverno de 1994, quando o Palestra se tornou o primeiro campeão da história do Ceclans.
No entanto, antes de descrevermos a história do Futsal de Verão, que completará 30 anos, é preciso voltar no tempo e compreender a história do então futebol de salão em Barroso. As disputas na quadra tiveram início no final da década de 60 no Clube Recreativo Barrosense (CRB). “Em julho de 1969, formei um time com o nome de Banco Irmãos Guimarães (BIG). Tinha João Pinto no gol, eu e Paulinho na defesa e Quinho e Tuia no ataque”, conta Antônio Maria Claret, o Tonho, que acrescenta que o Fernando Goulart era o treinador. “E fomos campeões do primeiro campeonato do CRB. Vencemos o time do Nilo (Mackenzie) por 3×2 na final. O nosso time, devido aos jogadores estarem na Universidade, passou a se chamar Universitários e vencemos os três campeonatos do mês de julho de 1970, 1971 e 1972 no CRB”, diz Tonho.
E o tradicional campeonato, que era disputado somente no inverno rigoroso da Avenida Genésio Graçano, perdurou por quase três décadas no CRB até que a quadra do Ceclans fosse inaugurada, em julho de 1994. De lá pra cá, um novo capítulo começou a ser inscrito e novos campeões, craques e páginas do já futsal foram inscritas. E entre as inúmeras histórias, vale destacar o duelo mais tradicional do campeonato: Palestra x Colorado que fizeram jogos memoráveis no gigante da região. “Fui o primeiro artilheiro da história do futsal e tive o prazer de jogar pelo Palestra várias finais contra o Colorado, foram jogos que guardo na memória até hoje”, diz Dener César Graçano, o Teco da Sara como é conhecido na cidade e jogou ao lado de Wilderblando, Serginho, Marquinho, Edmarzinho, Agnaldo e companhia. Por outro lado, o principal rival tinha nomes como Ferreira, Leleco, os saudosos Marcelo e Téo, jogador de Barbacena.
“Os tempos eram outros e a rivalidade era enorme no Ceclans, conta José Ferreira, que foi campeão por muitos anos pelo Colorado. Os tempos passaram e os clássicos tomaram outras cores e nomes como TDB x V8 e atualmente TDB x Cohab. “Lembro de ir assistir os jogos e hoje estou jogando”, diz Leandrinho, jogador multicampeão pela Turma do Beco.
MAIORES CAMPEÕES
A reportagem do barrosoemdia fez um levantamento inédito dos campeões de verão no Ceclans e o maior vencedor continua sendo o Malasi, que ao todo, já conquistou sete títulos de verão. Em segundo aparece o TDB que tem seis canecos e este ano tem mais uma chance de igualar ao Malasi. Veja todos os campeões Ouro e Prata abaixo.
2025
E para celebrar os 30 anos de futsal de verão, a organização do evento, que é realizado pelo poder público, já começou a desenhar a competição do próximo ano. De acordo com informações, o campeonato acontecerá entre os dias 6 de janeiro e 8 de fevereiro, quando acontecerão as finais. Ao todo, 12 times de Barroso disputarão a Taça Prata, sendo dois grupos de 6 times onde os quatro melhores se classificam para as quartas, semi e consequentemente final. Já na Taça Ouro, serão 7 times, sendo dois de Barroso; TDB e Cohab, que jogarão todos entre si onde os quatro melhores avançam diretamente para as semifinais da competição. O YouTube do barrosoemdia vai transmitir os jogos.