Compartilhe:

O feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira (15), tem previsão de chuva nas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas intensas nas regiões a partir da tarde desta quinta-feira (14) e um alerta foi emitido.

Até sábado (16), a tendência é que o céu fique parcialmente nublado a encoberto, com pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento. Com a cobertura de nuvens nas regiões, as temperaturas sofrem queda e não devem passar dos 28ºC.

No domingo (17), o céu fica menos encoberto e a condição de chuva passa a ser isolada. As temperaturas continuam amenas e na segunda-feira (18) é esperado a chegada de uma massa de ar frio no estado.

O Inmet publicou um alerta laranja de perigo por conta de chuvas intensas nas regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes. O aviso inicia às 11h20 desta quinta-feira e fica até às 8h da sexta-feira.

Segundo o instituto, nesses locais há previsão de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Veja as recomendações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A lista completa de cidades que estão incluídas no alerta pode ser conferida no site do instituto.

Veja a previsão para algumas cidades

CidadeMínima ºCMáxima ºC
Barroso16ºC25ºC
Juiz de Fora 16ºC25ºC
Muriaé17ºC27ºC
Leopoldina16ºC27ºC
Barbacena15ºC25ºC
São João del Rei15ºC28ºC

Informações G1

Foto: Beto Alves/Olhares de Barroso

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.