Compartilhe:

Nesta sexta-feira (17), a Escola Estadual Francisco Antônio Pires completa 76 anos de história em Barroso. Para comemorar a data, a gestão da escola convida a todos para a Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal, às 19h30.

Marcando a educação de diversas gerações, a escola mais antiga da cidade foi fundada em 17 de março de 1947, a pedido do Inspetor Escolar na época, o senhor Cônego Luiz Giarola Carlos. Orinalmente, a escola recebeu o nome de Grupo Escolar Francisco Antônio Pires, pois seria uma junção das Escolas Reunidas.

Após instalação do Grupo, a direção foi confiada a Dona Georgina Corsina Pinto, que permaneceu no cargo até 1968, quando se aposentou. Também foram diretoras da escola as senhoras Conceição Agda de Melo Abbud, Iracema Rocha, e Maria de Lourdes Melo.

Desde o dia 8 de maio de 1974, em decorrência do Decreto n° 16.244, a instituição deixou de chamar-se “Grupo Escolar”, e aderiu a denominação “Escola Estadual”. Além da mudança no nome, a escola ocupou três diferentes localidades durante seus 75 anos.

Durante 28 anos, a instituição funcionou em um imóvel da Paróquia de Sant’Ana. Em 1975, foi tranferida para o atual Teatro Municipal Iracema Rocha, onde também funcionam a Biblioteca Municipal e a Secretaria de Educação. Em 2013, o FAPI mudou-se para sua atual localização, no bairro Santa Maria.

Confira algumas fotos da escola ao longo dos anos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *