Levando em conta que ao todo, cerca de 18 mil barrosenses compareceram para a primeira dose da vacina contra a Covid-19, e 16 mil para a segunda dose, é possível chegar a estimativa que cerca de 2 mil barrosenses não teriam comparecidos para a segunda aplicação do imunizante.
O poder público, através da Prefeitura Municipal de Barroso, não confirma os dados, mas explica que a ausência para a segunda dose pode estar na diferença entre vacinados com a primeira e segunda aplicação, hoje divulgada nos boletins epidemiológicos.
A diferença é de 1.765 cidadãos barrosenses. São 17 mil e 809 com a primeira dose e 16 mil e 044 com a segunda dose. 436 tomaram a dose única e até o momento – sexta-feira às 13h 30m – 6 mil e 698 receberam a dose de reforço, a terceira dose do imunizante.
Na estimativa não é levado em conta as crianças – faixa etária de 5 a 12 anos – porque muitos ainda não alcançaram o prazo de retorno para a segunda dose. As contas são referentes aos adultos, do qual o prazo para primeira e segunda dose já foram alcançados.
Apesar da ausência por parte da população, a Prefeitura continua aplicando a primeira e segunda dose para todos aqueles que tiverem interesse em se vacinar na cidade. No mesmo dia em que a vacinação da dose de reforço vem acontecendo, o executivo está abrindo espaço para os que ainda não tomaram sequer uma vacina ou perderam a data do segundo imunizante.