A onda de frio que começou durante quarta-feira (2), aliado ao avanço da nova variante da Covid-19 pelo mundo, acendem um alerta para mais uma onda da doença durante as próximas semanas.
A retirada das medidas contra a Covid, como o uso de máscaras, e a maior interação das pessoas já se refletem em uma subida de casos em grandes centros, o que pode levar a um aumento nas hospitalizações e mortes, ainda que consideravelmente menor do que nos anos anteriores da pandemia.
Além disso, com o frio atípico no mês de novembro, é comum janelas fechadas, moradores sem máscara e aglomerações, que propiciam o aumento de casos de doenças respiratórias.
De acordo com o infectologista Carlos Starling, que integrou o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em BH, já nas próximas semanas o número de casos e internações em decorrência da infecção deve aumentar, muito por conta da “nova versão” do vírus que tem “desafiado” as vacinas já aplicadas em todo o mundo. Além disso, aglomerações como Copa do Mundo, manifestações e festas de fim de ano, aliadas ao relaxamento de todas as medidas de proteção, vão ajudar na disseminação do coronavírus.
BARROSO
Em Barroso, o último registro da doença foi feito no dia 19 de outubro, de acordo com informações do Boletim Epidemiológico da Prefeitura. Ao todo, foram 5953 casos desde o início da pandemia, e 76 óbitos em decorrência da Covid.
Informações Estado de Minas