Após os casos de violência registrados em uma escola paulista e em uma creche catarinense, o governo de Minas Gerais decidiu que policiais militares farão visitas periódicas às instituições de ensino estaduais. Há mais de 3,5 mil escolas no total.
“Todo educandário de Minas Gerais receberá uma visita de policiais militares, com o objetivo de levar dicas de segurança, conscientização a respeito de comportamentos que podem ser adotados ali pelos integrantes da comunidade escolar, que vão favorecer a autoproteção desse ambiente”, disse o capitão Cristiano Araújo, do Centro de Jornalismo Policial (CJP) da PMMG.
Ainda segundo o capitão, a PMMG vai fomentar as redes de proteção. “Consiste basicamente em conectar essas pessoas, por meio inclusive de plataformas digitais, grupos de WhatsApp, para que qualquer informação relevante seja relacionada à proteção da escola circule de forma ágil e chegue para a Polícia Militar o mais rápido possível e a gente consiga fazer as intervenções necessárias”, explicou.
Durante o anúncio da operação, no entanto, a PMMG não deixou claro como funcionará, na prática, o processo. O governo adiantou que não haverá policiamento fixo nas escolas, mas ainda não explicou como as visitas devem acontecer.
Informações via g1