Compartilhe:

Uma nova espécie de libélula foi descoberta no Sul de Minas Gerais. O registro inédito aconteceu durante uma pesquisa conduzida pelo professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), Marcos Magalhães de Souza, em áreas de campos de altitude no município de Gonçalves, que pertencem a Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A espécie recebeu o nome de Brechmorhoga goncalvensis sp. nov. e reforça a importância ecológica dos insetos e os impactos da altitude sobre a biodiversidade.

O professor  Marcos Magalhães de Souza acredita que a descoberta da nova espécie não apenas contribui com a ciência, como também pode impulsionar o turismo sustentável. “Essa libélula se torna, simbolicamente, um mascote para o município de Gonçalves. Isso fortalece o valor conservacionista do local e sua atratividade como destino de ecoturismo”, analisa.

A pesquisa também reforça o papel das parcerias entre instituições públicas de ensino e pesquisa, sociedade civil e órgãos ambientais na conservação da biodiversidade. “É um exemplo de como o conhecimento científico pode se integrar à gestão das áreas protegidas e ao desenvolvimento sustentável das comunidades locais”, afirma o pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *