O vereador Eduardo Pinto (PV) foi eleito na noite desta segunda-feira (19), Presidente da Câmara Municipal de Barroso para o ano de 2019.
O vice-presidente será o vereador João Campos (PDT), o Golô; o vereador Leone do Nascimento (PP) o 1º Secretário; e a vereadora Verinha (PT) a 2ª Secretária.
A Mesa Diretora será divida entre membros das bancadas de situação e oposição, fruto de um compromisso entre as bancadas que passa também por 2020, quando as posições e nomes devem ser alterados por outros vereadores das bancadas.
O futuro Presidente destacou isso em seu discurso no plenário após a votação e destacou também que terá uma postura de responsabilidade institucional com a Câmara, valorizando o Poder Legislativo sempre pautado no Regimento Interno da Casa.
“Os vereadores de Barroso ouviram com clareza o recado das urnas nas eleições de 2018 e colocaram a Câmara acima dos partidos e das divergências eleitorais. Me sinto orgulhoso por ter sido nome indicado pela minha bancada e acolhido por grande maioria dos vereadores. Com este resultado minha responsabilidade só cresce” disse o vereador Eduardo, que não receberá nenhum valor financeiro a mais para ser Presidente da Casa em 2019.
Já Állan Campos (PSDB) ressaltou o fato histórico que aconteceu na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira. “Não há sinal na história de duas bancadas conversarem e chegarem a este ponto, ou seja, em prol da cidade, trabalhando juntos; situação e oposição”, diz Állan que enfatizou que Barroso saí ganhando com esta eleição da nova Mesa Diretora.
A Mesa Diretora toma posse a partir de 1 de janeiro de 2019 e preside, por todo o ano, a Casa de Leis de Barroso. Eduardo teve sete votos para Presidente, apenas Baldonedo se absteve de votar no Eduardo e Giovanni Graçano que votou em Verinha. “Meu problema não é votar na oposição e nem no Eduardo, apenas não concordei e fiquei desconfortável para votar na composição da Mesa”, declara Baldonedo que parabenizou Eduardo Pinto e também se absteve do voto de 1º Secretário. João Campos, vice, e Verinha, 2ª Secretária foram eleitos por unanimidade.
EDUARDO PINTO
O vereador Eduardo Pinto tem 33 anos e está no segundo mandato. Foi eleito em sua primeira eleição em 2012 com 484 votos e reeleito em 2016 com 497 votos. Com única filiado no Partido Verde, atualmente ele ocupa a função de Líder da Minoria, bancada de vereadores da oposição. Eduardo é filho do ex-vice-prefeito por duas vezes e vereador por outras oportunidades, Dr. João Pinto (MDB).
2020
O assunto 2020 também veio à tona. Já há um planejamento/compromisso no qual visa que Állan Campos será Presidente da Casa. “Não vejo problema em votar no Állan no próximo ano. Assim como eles votaram em Eduardo. Isso tem que acabar na política, o povo está clamando por isso, para fazermos o bem em prol da cidade e assim sempre será”, diz o vereador Anderson de Paula (PP).
Já João Campos declarou que também não se sente envergonhando em votar em opositores. “Tem que acabar essa questão de partidarismo. A Câmara de Barroso está dando um grande exemplo aqui hoje. Tomara que os Prefeitos também possam agir assim, ou seja, pensando sempre no povo”, declara.
Leone destacou o diálogo e lembrou que as maiores tragédias da história aconteceram por falta de conversa. “Não tem acordo, tem compromisso em prol da população barrosense. Fizemos história colocando a politicagem de lado”, relata.
*Parabens a todos os vereadores que deixaram o partidarismo de lado, e juntos elegerao o novo presidente da camara lembre-se.
(Unidos somos mais)